domingo, 1 de março de 2009


Sondagem Inicial – 2º ANO – Tema: LIBERDADE


Caros alunos, abaixo a parte dissertativa de nossa SONDAGEM INICIAL.Vamos comentar?Comente com suas palavras o conceito de liberdade exposto no texto abaixo, utilizando as questões norteadoras: Há um conflito entre razão e emoção, que afloram nas atitudes que tomamos? Somos livres para praticar o mal?

Na verdade, às vezes cometemos deliberadamente o mal para satisfazer um prazer passageiro ou para conseguir algo que não obteríamos por meios lícitos. Nem sempre a RAZÃO comanda nossas ações. Agimos também conduzidos por paixão e por impulsos inconscientes e emocionais. É Por isso que o apóstolo Paulo afirmou: “Não faço o bem que quero, faço o mal que não quero” (citação de Romanos 7,19).

Texto do livro – Para Filosofar – Ed. Scipione, pág. 93.

Um comentário:

Unknown disse...

A liberdade não é algo completamente dado ao ser humano.
Ele tem a liberdade de pensar,ter dúvidas,mas para realizar o que ele quer,não tem a total permissão,por exemplo:fazer o mal,roubar,matar,se fizer isso,normalmente será punido pelas leis.A emoção é algo que muitas vezes não controlamos como a raiva,o desejo de vingança,isso de alguma forma,nos satisfaz o mesmo se fizermos o bem,estaremos agindo com a emoção,dará uma prazer para o nosso eu.Já a razão ela diz o que devemos fazer,e assim,pensarmos nas consequências de nossos atos.
A mente,ela é complexa...
A liberdade é concedida ao homem como Rousseau diz,em sua obra "Do contrato Social:
"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado".

(Jean-Jacques Rousseau)

Já o existencialista Khrisnamurti,diz que a forma como a sociedade esta organizada (ordem social),faz as pessoas serem escravas das leis,e todo problema que existente no mundo é causado pelo próprio ser humano,o ser humano nunca terá total controle de si,se deixar guiar pelos conselhos de outros,o que deve ou não fazer,ele tem que procurar ser ele mesmo,e não se contentar com respostas óbvias.Encontrar outros caminhos.^^
========================
Resolvi dar minha opnião em seu blog,após muito tempo sem ter coragem de dar minha opnião..srrss.
Não sei se o senhor lembra de mim,mas me deu aula quando estava no João Paulo II,no 1º e 2º colegial.1A,e 2º B.
Seu blog é ótimo para estimularem os alunos a entenderem melhor para que a filosofia serve,é um dos melhores professores de filosofia que tive.Lembro que quando fui para o colegial,não tinha a noção do que era filosofia.Muito obrigada.^^
Saúde e sucesso é o que desejo para você e sua família.Saudades do pessoal.Beijo.
Ass:ex aluna Wanderléia.
==============================